segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Procure Poesias

O Brasil deve ser provavelmente, o país com o maior número de poetas por metro quadrado! Em compensação, o país deve possuir o menor percentual por quilômetro quadrado de leitores de poesia... E essa é uma questão difícil de explicar.
Como uma sociedade que possui tantos poetas, ao mesmo tempo, lê tão pouca poesia?
Culpa da escola?
Quando crianças, aprendemos sociabilidade através da poesia: nossas cantigas de roda são versos de seis ou sete sílabas poéticas, em geral, que facilitam a memorização.
A tradição ibérica é do poema popular de seis ou sete versos que são decorados.
Ou seja: crianças, gostamos de poesia.
Então, chegamos à escola. Parece que, na escola, a poesia é matéria de segunda qualidade. Os programas oficiais falam pouco sobre poesia. Os professores parecem temer a poesia. E aos poucos, ainda crianças, onde tudo é descoberta, esquecemos a poesia. Esquecemos a forma do poema.
Na adolescência, tem-se uma recaída (quase sempre fora da escola). A primeira paixão nos impele à produção de poemas para nossos primeiros namorados, namoradas, enfim... Companheiros.
O Mario Quintana dedicou vários poemas às suas primeiras namoradas. Felizmente, ao menos pra mim, depois das “paixonites”, ele continuou poeta. Mas a maioria desiste.
E, adultos, afastamo-nos totalmente da poesia.
Por quê?
Meu palpite é que temos medo da introspecção que a poesia propõe e exige.
É um pouco triste estereotipar, mas brasileiro gosta de falar alto, de expandir-se, de brincar, de ser inconseqüente.
E antes de tomar essas palavras como ofensa, apenas pare e pense, ou olhe ao seu redor.
A verdadeira poesia não gosta disso. Ela exige o silêncio, o encontro do leitor consigo mesmo, quase que de olhos fechados, como que guiado pela sonoridade e o ritmo das palavras e versos.
Eu não consigo dormir a cada dia, sem ler ao menos um poema, ou até mesmo, ouvir algum musicado.
É aquele momento em que, depois da azáfama do dia, quebro o ritmo trepidante e encontro-me comigo mesmo. É a minha oração.
Além de servir como alimento da alma, reequilibra. Seja apresentada de que maneira for.
Apenas Procure.

______________________________

0 comentários: