sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Egoísta

Egoísta (adj.) Diz-se de, ou pessoa que põe seus interesses pessoais acima de quaisquer outros. - Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

"O egoísmo não consiste em vivermos conforme os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da forma que nós gostaríamos. O altruísmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser." – Oscar Wilde


Pois bem, é o que eu resolvo ser a partir de hoje e por tempo ainda indeterminado.
Há algum tempo que os meus sentimentos, os meus desejos e tudo que inclui relação direta a mim mesmo, é posto em segundo plano. E quem é o único culpado nisso tudo?
Eu.
É tudo minha culpa, minha máxima e absoluta culpa.
Se eu insisto em sempre tomar os problemas das pessoas como meus, se eu insisto em estar sempre disposto a mostrar a “mão amiga”, por que eu deveria sentir falta disso em relação às pessoas de uma maneira geral?
Elas não são culpadas por isso! Elas não podem carregar o fardo de disponibilizar no seu dia, cinco minutos do seu tempo pra pensar na minha vida! Lógico que não! Aliás, cinco minutos é muito tempo! Em exatos cinco minutos que chego a essa parte de um mais um pensamento, eu poderia está ajudando um amigo, tentando resolver seus problemas, ou simplesmente por perto... Mas, por que eu faria?
Simples: “O meu egoísmo, é tão egoísta, que o auge do meu egoísmo é querer ajudar. Mas não sei por que nasci pra querer ajudar a querer consertar o que não pode ser.” (“Carpinteiro do Universo - Raul Seixas).
(...)
Nunca aceitei meu egoísmo, porém agora, eu me pego a mão e mudo o meu caminho junto as minhas frases frente ao espelho.
De forma estridente, eu quero fazer escárnio de maneira clarividente a frases como essa:
“Pedi você pra esperar cinco minutos só, você foi embora, sem me atender. Pois não viu, não sabe o que perdeu, pois você não viu como eu fiquei... Pois você não sabe e nunca vai saber... Pois você não sabe quanto vale cinco minutos na vida.” (“Cinco Minutos” - Marisa Monte)
Sem achar-me complicado, de agora em diante eu quero cantar canções pra mim.
Pelo menos até que chegue o momento em que eu possa renunciar:

“- Estive cansado. Meu egoísmo me deixou cansado. Meu orgulho me deixou cansado. E agora não falo pelos outros, só falo por mim.” ("Samba sobre você" - Rodrigo Severiano)

______________________________

1 comentários:

Isabella Mahin disse...

apesar de me considerar bastante egoísta, quero que saiba que eu tenho 5 e mais minutos pra você. só gritar :}

e, por mais que eu não possa ajudar, às vezes só a compania de um amigo basta.