quarta-feira, 4 de abril de 2012

Em Busca De

Mesmo ferindo profundamente nosso tão querido ego, é importante saber que existem coisas que não são criadas por nós, e sim descobertas, sinalizadas e/ou desvendadas. A nós sobra o papel de pesquisadores e curiosos, os “piratas” em busca do tesouro.

Chega primeiro quem tem o melhor mapa, faz o melhor mapa quem conhece melhor o terreno, simples. E dependendo, além de conhecimento de causa, é preciso doses cavalares de audácia e criatividade.

Por sinal, alguém que eu não lembro o nome - desculpa - tem uma excelente definição para as chamadas mentes criativas. Segundo o-que-eu-não-lembro-o-nome, essas solucionam questões percorrendo caminhos diferentes dos chamados parcimoniosos, sensu comum, óbvio, ou elementar, meu caro Watson. Percorrem caminhos considerados não lógicos a priori.

Acreditem, durante a vida de vocês, várias serão as vezes que esse recurso precisará ser utilizado. Torçam para ter estoque suficiente para seguir em frente. Afinal, nem sempre o caminho que conhecemos nos levará aonde gostaríamos de estar. Então se quiser chegar lá, terá que se arriscar.

Como ilustração tem uma citação do Sêneca que diz:

“Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis”.

Não tenhamos medo, porque o impossível na maior parte das vezes existe apenas em um determinado momento. O que nos era impossível nos anos 50, atualmente é normal.

E como Einstein, duvide do impossível e acabe por provar o contrário.

0 comentários: